alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Por que os olhos dos bebês mudam de cor?

Quando a notícia de que tem um bebê está a caminho, começam as perguntas: qual será o nome? Quem será que vai puxar, a mãe ou pai? Qual será a cor dos olhos? E a cor dos cabelos? Até o dia do nascimento, as feições do bebê são um mistério! Mas características como a cor dos olhos muitas vezes são definidas alguns meses após o nascimento e você vai descobrir o motivo.

Nosso olho é da cor da nossa íris (veja na imagem abaixo) e o que define qual será a tonalidade é a proteína melanina, também responsável pela cor da pele e dos cabelos. Os recém-nascidos ainda produzem pouca melanina e, por isso, geralmente nascem com os olhos puxados para o azul ou cinza.

Foto: http://www.oftalmologistabh.com.br/

A cor dos olhos dos bebês é definida entre os três e seis meses de idade, mas pode sofrer alterações até o primeiro ano. Tudo vai depender da quantidade de melanina que for produzida: quanto menos, mais chance de formar olhos azuis e quanto mais, podem surgir olhos verdes, castanhos ou pretos.

A produção de melanina é genética, mas existem outros fatores que podem alterar a cor dos olhos, como medicamentos ou doenças. No caso do albinismo, por exemplo, os olhos podem chegar até a cor rosa, devido ao baixíssimo nível de melanina.

Bateu aquela curiosidade? Confira o gráfico que mostra as chances da cor dos olhos dos filhos de acordo com os dos pais:

olhos-genetica

Veja também: