alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Os riscos de usar óculos de sol piratas

Cada vez mais comuns e semelhantes aos modelos originais de grandes marcas, os óculos de sol piratas acabam sendo a escolha de muitas pessoas que querem pagar um valor mais barato para ter o estilo que procuram. No entanto, o uso desses óculos traz sérios riscos para a visão.

Uma das características mais comuns dos óculos piratas é a falta de qualidade das lentes, que podem não possuir filtros de raios UVA e UVB necessários para proteger os olhos da radiação solar. O formato da lente também pode acabar prejudicando a visão, uma vez que a distorção causada pelos óculos tentará ser corrigida pelo próprios olhos, fazendo com que a pessoa tenha que “forçar” a visão para conseguir focalizar os objetos corretamente.

Entre os problemas que o excesso de exposição aos raios solares pode causar nos olhos, estão:

 

- Câncer de pele na região dos olhos;

- Câncer da conjuntiva;

- Pinguécula (uma espécie de tumor que se desenvolve no olho);

- Catarata;

- Queimadura da retina;

- Inflamação da córnea.

 

Quando se utiliza óculos piratas para evitar essas doenças, na verdade não se está fazendo muita coisa, exatamente pela baixa proteção UVA e UVB que oferecem. Marcas que vendem óculos de sol têm que oferecer, nas lentes de seus produtos, entre 99% e 100% de proteção contra os raios solares.

Além disso, cores de lentes diferente possuem funções diferentes para cada pessoa. Lentes amareladas, por exemplo, podem ser usadas por quem dirige à noite para evitar o desconforto com as luzes de outros carros que vêm em sua direção. Já lentes verdeadas são recomendadas para pessoas com 60 anos ou mais, pois elas incrementam o contraste da cena vista.

O ideal é procurar um oftalmologista para descobrir as suas necessidades e encontrar uma loja de confiança, com funcionários preparados para poder ajudar você a realizar a melhor escolha.

Por mais que os óculos de sol piratas sejam baratos, não podemos brincar com a nossa visão. Pense que comprar um óculos de qualidade é um investimento, não apenas no seu estilo, mas na saúde dos seus olhos!

Veja também: