alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Por que nosso olhar muda durante o Natal?

Dezembro é um mês estranho para a maioria das pessoas. Um misto de ansiedade pelos reencontros, festividades e emoção. Celebrar o ano que passou e fazer um balanço dos erros e acertos faz parte desta época do ano, tão deliciosa e tão reflexiva.
Porém, toda reflexão traz consigo o peso de nos fazer enxergar diferente do dia anterior. Aliás, peso não: essa é uma de suas belezas.

Enxergamos com mais gratidão
O fim de mais um ano nos faz agradecer a sorte de termos bem as pessoas que gostamos, de estarmos vivos, com saúde e lutando por ser feliz. É uma época em que o nosso olhar se torna mais grato para tudo ao redor: enxergamos mais “obrigadas” e menos “por que isso aconteceu comigo?”. Aproveite a época para espalhar essa energia boa por aí!

Enxergamos com mais sensibilidade
O final de ano também costuma impulsionar as vendas. Com tantos objetos à disposição, escolher presentes para pessoas queridas se torna uma tarefa sentimental e vemos beleza nas mais diversas coisas. Afinal, a grandeza de algo é a intenção com a qual ele foi dado.

Enxergamos com mais empatia
Durante o ano, as notícias ruins que enchem as manchetes de jornal são tristes, mas não causam tanta empatia quanto no Natal. A nossa sensibilidade aflorada nos dá mais capacidade de nos colocar no lugar do outro e criar uma conexão emocional com problemas que não vivemos. Essa é uma das capacidades humanas que não deve aparecer apenas no Natal, mas sim, no ano inteiro. É o que nos torna especiais e pessoas realmente boas.

Enxergamos mais possibilidades
Um ano inteirinho pela frente: planejamentos novos, metas… Tudo isso nos dá energia extra para nossas vidas. Uma pessoa motivada e focada é capaz de construir grandes coisas para sua vida e para os outros ao redor.

O olhar muda tudo
Independente da situação que estamos vivendo, se estamos empolgados ou tristes, a nossa forma de olhar para as situações é o fator decisivo para as nossas escolhas e para o modo como iremos viver. Somos o resultado diário das nossas escolhas e, para uma vida plena, nada melhor do que fazer escolhas baseadas em visões otimistas.

Neste final de ano, pense na forma como você projeta o seu olhar para o mundo. O seu 2017 será reflexo disso!

Veja também: