alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

O que são lentes polarizadas?

Pense na seguinte situação: você está dirigindo e o reflexo do Sol no carro à frente está indo diretamente nos seus olhos. Isso atrapalha a vista, não é mesmo? Para resolver esse problema, a ciência ótica desenvolveu lentes especiais para eliminar reflexos como o de vidros e água: são as lentes polarizadas!

A tecnologia de polarização de lentes é muito utilizada no meio fotográfico e, para explicarmos como ela funciona, observe a imagem abaixo:
polar
Na primeira foto, não há filtro polarizador na lente – vemos o reflexo da luz na água, ofuscando a imagem capturada pela câmera. Já na segunda, o filtro polarizador elimina os raios de luz refletidos (é um processo físico no qual as ondas de luz são filtradas, eliminando o excedente da iluminação natural).

As lentes polarizadas de óculos funcionam da mesma maneira, retirando o excedente de luz que chega até os seus olhos. Mas essas não são as únicas vantagens dessas lentes! Veja mais algumas:

- lentes mais leves;

- aumentam a nitidez;

- minimizam o incômodo nos olhos;

- oferecem 100% de proteção UVA e UVB.

Custo-benefício

Apesar de serem um pouco mais caras que as comuns, as lentes polarizadas oferecem o melhor custo-benefício do mercado, exatamente por conta de suas vantagens. Pense que comprar um óculo com lentes desse tipo é um investimento na saúde de seus olhos, já que oferece muita proteção ultravioleta e conforto à visão.

Quem pode usar essas lentes?

Não existe restrição para o uso dessas lentes, qualquer um pode comprar um óculos com essa tecnologia e aproveitar de seus benefícios. No entanto, elas podem ser mais recomendadas para quem possui olhos mais sensíveis à luz.

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog e não se esqueça de visitar uma de nossas lojas. Nelas, você encontra óculos de qualidade e profissionais experts no assunto, preparados para te ajudar a encontrar o modelo ideal para você!

Veja também: