alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

O que são lentes multifocais?

Existem muitos tipos de lentes para óculos, e seu uso varia de acordo com a necessidade do paciente. Quem tem miopia, por exemplo, precisa de óculos para enxergar os objetos que estão distantes; já quem é hipermétrope necessita de lentes que possibilitem a correta focalização de objetos próximos. No entanto, alguns pacientes precisam de óculos para enxergar tanto de perto quanto de longe. Para eles, foram desenvolvidas as lentes multifocais.

Assim como o próprio nome diz, as lentes multifocais permitem a correta visualização dos objetos, dos mais próximos aos mais distantes. Geralmente, funciona da seguinte forma: na área superior das lentes, a graduação é ajustada para que a pessoa consiga enxergar o que está mais longe (como por exemplo, semáforos, placas de sinalização, etc); no meio das lentes, o foco é corrigido para a média distância; e a parte inferior a graduação ajuda a focalizar objetos próximos (facilitando a leitura, digitação, etc).

Ao adquirir um óculos com lentes multifocais, o paciente conquista a praticidade de não ter que ficar trocando de óculos cada vez que for fazer algo diferente. Para quem dirige, por exemplo, é uma ótima opção – a pessoa consegue enxergar placas distantes, carros próximos e o painel do próprio carro sem dificuldades.

Devido a tecnologia necessária para a produção dessas lentes, o custo das multifocais acaba sendo um pouco mais salgado do que de lentes comuns. Alguns laboratórios realizam a fabricação das multifocais de maneira digital, oferecendo inclusive visão em alta definição. O nível de personalização dessas lentes é bastante elevado, o que as torna únicas para cada pessoa.

Mas antes de comprar um óculos com lentes multifocais, procure conversar com seu oftalmologista para descobrir se elas são as mais indicadas para você, evitando com que você tenha gastos desnecessário e garantindo a saúde dos seus olhos.

Veja também: