alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Museus adaptados para cegos

Quem gosta de arte sabe que ela não é só para ser vista, mas também sentida. E todas as pessoas merecem senti-la, não é mesmo? Pensando nisso, vamos mostrar para você museus e exposições adaptados para cegos que acontecem em vários países, inclusive no Brasil!

 

Museu de Arte Contemporânea Garage - Rússia

Atualmente, o museu, que fica em Moscou, recebe a exposição “Copensadores”, que foi criada juntamente com deficientes físicos, que selecionaram obras que os representassem para serem expostas. As salas do museu foram adaptadas para pessoas com vários tipos deficiências. As obras vêm acompanhadas por um módulo interativo que inclui materiais táteis, descrições de áudio e vídeos com comentários dos curadores e dos colaboradores.

Escultura original da exposição e ao lado, encontra-se uma réplica menor que pode ser tocada:



Museu dos Cegos de Madri – Espanha

Um dos museus acessíveis mais conhecidos no mundo! Eles oferecem ingresso escrito em braile e um livro que serve de guia para o local, escrito da mesma forma. A arquitetura do Museu dos Cegos também foi planejada pensando nas pessoas com deficiência visual. Possuem 40 mil livros em braile, 60 mil trilhas sonoras e em cada sala toca um som diferente, assim é possível saber se você já visitou aquela parte ou não.

Réplica da Torre Eifel para ser tocada, também há de outros monumentos e cidades do mundo:

Réplica da Torre Eifel para ser tocada, também há de outros monumentos e cidades do mundo. Foto: Rumo a Madri

Centro de Memória Dorina Nowill – Brasil

Localizada em São Paulo, a fundação tem o objetivo de contar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil. As exposições contam com recursos como a Pentop, caneta que fala ao ser direcionada a um objeto, livros em braile, bengalas e o Aurie, um aparelho que consegue ler cores. Além disso, também é possível conferir a gráfica em braile, a biblioteca e o estúdio de gravação de livros falados.

Miniatura da exposição disponível ao toque:

miniatura

Máquina de braile exposta:

braile

Atualmente o Centro de Memória Dorina Nowill está com a exposição “E tudo começou assim: ações, projetos e histórias que mudaram a vida das pessoas com deficiência visual”. Gostou? Você pode agendar sua visita por aqui!

Veja também: