alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Escolhendo o material certo para armações de óculos

No mercado atual, existe uma ampla variedade de estilos e materiais de armações de óculos, sejam de sol ou de grau. No entanto, existem diferenças entre cada material que dependem do uso que cada pessoa dará para os óculos, além de algumas serem mais sustentáveis do que outras.
Veja do que são feitas algumas armações e escolha aquela que tem o material certo para você:

Madeira
As armações feitas de madeira começaram a ser disponibilizadas a pouco tempo atrás, englobando uma questão ambiental para sua comercialização: as armações de madeira, quando descartadas, se decompõem muito mais rápido do que qualquer outro tipo de material utilizado em óculos. Além disso, são resistentes à água e quedas.

Metal
Armações de metal estão entre as mais comuns encontradas em lojas, devido à facilidade de manuseio para diferentes formatos, além de estarem entre as mais leves do mercado. No entanto, muitas armações desse material contém níquel em sua composição, substância que pode causar alergia em algumas pessoas. Se esse for o seu caso, melhor optar por outro tipo de armação.

Acetato
O acetato é um material derivado do plástico, resistente à água, riscos, gordura e queda. Além disso, armações feitas de acetato dispensam uso de ponteiras, hastes e plaquetas na região do nariz, dando mais conforto e excelente ajuste ao rosto.

Titânio
O titânio é um dos metais mais resistentes do mundo. Empresas de câmeras fotográficas, por exemplo, produzem máquinas desse material para fotógrafos de ambientes extremos como neve ou vulcões. Para óculos, o material também serve para aumentar a durabilidade do mesmo: é resistente à impactos, erosão por sal ou ácidos, à oxidação quando em contato com água e umidade. Se você precisa de um óculos que dure bastante, escolha um com armação de titânio!

Agora que você já sabe do que são feitas as principais armações de óculos, já decidiu qual é a melhor para você? Conta pra gente!

Veja também: