“Os olhos são o espelho da alma” é uma frase que provavelmente você já ouviu falar. Na verdade, os olhos estão ligados ao cérebro e as nossas pupilas são capazes de mostrar diversos sentimentos e sensações. Quer saber em quais situações nossas pupilas se dilatam? Veja só:
Você está pensando demais
Ao executarmos tarefas que sobrecarregam o cérebro (como por exemplo uma conta de multiplicação difícil) as nossas pupilas se dilatam como resposta a essa situação.
Segundo os cientistas Eckhard H. Hess e James M. Polt, essa situação também acontece quando estamos tentando resgatar uma memória muito antiga. E, segundo o teste realizado pelos cientistas, a pupila aumentava conforme o esforço cerebral.
Você está ouvindo um assunto interessante
Foi realizado o seguinte teste: apresentaram a um grupo de pessoas o resumo de três livros. A pupila estava dilatada no início da leitura dos três resumos mas só permaneceram assim nos resumos dos livros que falavam sobre erotismo e mutilação. O outro tema era neutro.
...E se estamos desinteressados, a pupila contrai
Outro estudo apresentou aos participantes imagens de crianças feridas. A primeira reação foi as pupilas de dilatarem pela comoção mas após isso se contraíram, como se desejassem que a visão daquele momento acabasse logo.
Você sentiu dor
Tropeçar, cair, se cortar…A dor intensa provoca o aumento de até 0,2mm das suas pupilas!
Você bebeu
Essa causa provavelmente você já sabia: ingerir álcool altera o tamanho da sua pupila. Mas nesse caso, elas ficam menores.
Você está mentindo
Assim como a primeira causa dessa lista, sobrecarregar o cérebro (para inventar uma mentira, por exemplo) faz com que as pupilas se dilatem.
Gosta de entender mais sobre como funciona os nossos olhos e ficar por dentro de novidades? Veja nosso blog!