Quem lembra da polêmica do vestido azul ou dourado que cada um enxergava de uma cor? Esse assunto levou várias pessoas a se questionar sobre a variedade de coisas e situações que podem ocorrer que nos leva a enxergar objetos de diferentes cores. Para introduzirmos o daltonismo, vamos falar sobre alguns conceitos básicos:
O olho não enxerga cor
Sim! Quem enxerga a cor é o cérebro, mais especificamente o córtex cerebral. E nem todo mundo enxerga as cores da mesma forma, incluindo pessoas sem daltonismo. Segundo o oftalmologista Anibal Mutti do Hospital 9 De Julho em São Paulo, a retina (estrutura que capta as imagens) possui pigmentos responsáveis por capturar as cores em quantidades que variam de pessoa pra pessoa. Um pouco do mistério do vestido já está nisso.
E o que é daltonismo?
Como explicamos, o nosso olho possui pigmentos responsáveis pela percepção das cores no nosso olho. No caso do daltonismo (o nome científico é discromatopsia), um desses pigmentos está ausente ou diminuído. A causa é genética e a pessoa tem uma percepção diferente das cores.
Tipos
Existem três tipos identificados de daltonismo:
Protanopia - A pessoa enxerga tonalidades de marrom, verde ou cinza no lugar do vermelho.
Deuteranopia - No lugar do verde, a cor marrom é vista.
Tritanopia - Neste tipo, a percepção das cores azul e amarelo é alterada. O azul é visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e não há percepção visual da cor laranja.
Mas e o daltônico, como enxerga?
Para entender melhor a comparação dessas imagens, alguns sites já disponibilizam essa conversão de imagens. É interessante falar também que uma grande dificuldade para um daltônico é justamente navegar na Internet, por conta das cores usadas e a dificuldade de diferenciação de formas e texturas que temos no mundo real. Há diversos projetos que pensam nessa usabilidade mas ainda não são amplamente explorados.
Simulador
Neste site, você pode escolher uma imagem e ela é convertida para o esquema de cores perceptíveis para daltônicos. O mais legal é que você pode escolher uma dos três tipos para visualizar! Faça o teste!
http://www.etre.com/tools/colourblindsimulator/
Essa foto em amarelo:
Fica rosa (caso de tritanopia):
Outro exemplo:
Como seria para essas pessoas enxergarem as cores corretamente pela primeira vez?
Pensando nisso, uma marca de tintas em parceria com uma empresa que faz óculos para daltônicos melhorarem a percepção, fizeram esse documentário. É impressionante e emocionante! Assista aqui.