alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Como os daltônicos enxergam?

Quem lembra da polêmica do vestido azul ou dourado que cada um enxergava de uma cor? Esse assunto levou várias pessoas a se questionar sobre a variedade de coisas e situações que podem ocorrer que nos leva a enxergar objetos de diferentes cores. Para introduzirmos o daltonismo, vamos falar sobre alguns conceitos básicos:


O olho não enxerga cor


Sim! Quem enxerga a cor é o cérebro, mais especificamente o córtex cerebral. E nem todo mundo enxerga as cores da mesma forma, incluindo pessoas sem daltonismo. Segundo o oftalmologista Anibal Mutti do Hospital 9 De Julho em São Paulo, a retina (estrutura que capta as imagens) possui pigmentos responsáveis por capturar as cores em quantidades que variam de pessoa pra pessoa. Um pouco do mistério do vestido já está nisso.


E o que é daltonismo?


Como explicamos, o nosso olho possui pigmentos responsáveis pela percepção das cores no nosso olho. No caso do daltonismo (o nome científico é discromatopsia), um desses pigmentos está ausente ou diminuído. A causa é genética e a pessoa tem uma percepção diferente das cores.


Tipos


Existem três tipos identificados de daltonismo:


Protanopia - A pessoa enxerga tonalidades de marrom, verde ou cinza no lugar do vermelho.


Deuteranopia - No lugar do verde, a cor marrom é vista.


Tritanopia - Neste tipo, a percepção das cores azul e amarelo é alterada. O azul é visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e não há percepção visual da cor laranja.


Mas e o daltônico, como enxerga?


Para entender melhor a comparação dessas imagens, alguns sites já disponibilizam essa conversão de imagens. É interessante falar também que uma grande dificuldade para um daltônico é justamente navegar na Internet, por conta das cores usadas e a dificuldade de diferenciação de formas e texturas que temos no mundo real. Há diversos projetos que pensam nessa usabilidade mas ainda não são amplamente explorados.


Simulador


Neste site, você pode escolher uma imagem e ela é convertida para o esquema de cores perceptíveis para daltônicos. O mais legal é que você pode escolher uma dos três tipos para visualizar! Faça o teste!


http://www.etre.com/tools/colourblindsimulator/


Essa foto em amarelo:amarelo


Fica rosa (caso de tritanopia):rosa


Outro exemplo:bexigas1


bexigas2

Como seria para essas pessoas enxergarem as cores corretamente pela primeira vez?

Pensando nisso, uma marca de tintas em parceria com uma empresa que faz óculos para daltônicos melhorarem a percepção, fizeram esse documentário. É impressionante e emocionante! Assista aqui.


Veja também: