alt
Ricardo Benassi
Maxilens óticas

Água com cloro prejudica a visão?

Uma substância muito usada no tratamento de água, seja para piscinas ou para a água comum (aquela de torneira mesmo), é o cloro. Esse mineral é capaz de eliminar muitas impurezas e bactérias prejudiciais à saúde humana, mas você sabe se o cloro pode prejudicar a visão?

A resposta é que, dependendo de algumas variáveis, o cloro pode sim prejudicar a visão. Nós explicamos mais a seguir:

 

Quantidade de cloro na piscina

Além de ter a função de eliminar bactérias da água, o cloro também é responsável pelo conforto dos olhos quando imersos. Mas, para isso, é necessário que seja aplicada a quantidade certa do mineral solução e acidez correta da água. A maioria dos produtos para piscinas contém manuais para conferir esses números, mas em caso de dúvida, consulte um especialista.

 

O ambiente também interfere

Apesar do cloro funcionar como agente de limpeza da água, há ainda outros fatores a se considerar: quantas pessoas utilizam a piscina, com que frequência e há quanto tempo foi a última aplicação de cloro. Tudo isso pode interferir na eficácia do mineral, fazendo com que haja mais germes na água.

 

A proteção natural dos olhos

Nossos olhos possuem uma película natural protetora, o chamado filme lacrimal. Ele evita o contato direto do órgão com toxinas ou germes e, quando você está imerso na água clorada, essa película é removida temporariamente. Por esse motivo nossos olhos ficam vermelhos e irritados, e caso a água não esteja devidamente tratada, podem ocorrer infecções por bactérias.

 

Limpe sempre as lentes de contato

Sempre que mergulhar utilizando as lentes de contato, retire-as para limpeza logo em seguida. Essas lentes costumam absorver água ou retê-la entre elas e os olhos, podendo causar úlcera nas córneas e, em casos mais graves, cegueira.

 

Para se proteger de todos esses possíveis danos e se divertir muito em piscinas, o ideal é a utilização de óculos de mergulho – protegendo seus olhos tanto dos germes e bactérias da água tratada quanto do mar.

Veja também: